Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Coronavírus - COVID-19, “Entre o mito, a realidade e a ciência”

Aspectos Reais e Científicos

Publicado por Rogério Silva
há 4 anos

Antes de entrarmos nas questões que irei abordar, quero aqui esclarecer algo!

Amados eu nunca neguei, muito pelo contrário, faço questão de dizer que sou Evangélico e das Assembleias de DEUS do Brasil. Acontece amado, que por eu ser um servo de "DEUS", isto não me dar o direito de fazer o que quero de minha vida, apesar de poder, pois "DEUS" nos deu o livre arbítrio, caso contrário ele seria um ditador, onde não teríamos o direito de decidir sobre nossas vidas e, claro, sofrermos as consequências de nossas decisões, seja estas boas ou ruins! E mais, desta forma, ou seja, se não tivéssemos o direito de fazer o que queremos de nossas vidas, ele, "DEUS", não seria quem ele é, mas sim, um impostor!

E mais, o fato de eu ser um servo de "DEUS" não me permite ser negligente muito pelo contrário, a “Palavra de DEUS” nos orienta justamente a sermos prudentes. E o que eu tenho visto é que alguns, mesmo sendo Evangélicos, mas que desconhece por completo a “Palavra de DEUS” e por isto mesmo são imprudentes. Amados, Cristo nos diz que devemos ser prudentes; pelo amor de “DEUS”, vão estudar as "Escrituras Sagradas"...

Vejam só isto!

Olha só o quanto podemos aprender com estas poucas palavras!

Aliás, para àqueles que gostam de citar livros, escritores famosos, filósofos e até mesmo Sun Tzu; não aprenderam nada com ele não!? Isto porque, quando o li pela primeira vez, e isto faz alguns anos, eu já tinha entendido suas estratégias, pois aprendi com as "Escrituras Sagradas", pois é!

Sun Tzu como general, apesar de ter sido um dos mais indiferentes com seus inimigos; mas isto fazia parte de suas táticas de guerra, ele foi um dos maiores estrategista e filósofo já conhecido mundialmente; isto não quer dizer que suas táticas são aprovadas por "DEUS", “não estou aqui dizendo isto”, mas apenas fazendo uma analogia.

Agora, só para efeito de reflexão!

Em determinada situação “Cristo” disse a respeito de um soldado romano, que gostaria de ver a fé que ele tinha nele, “Cristo”, coisa que ele não via em quem se dizia ser servo de "DEUS", conf. Mat. 8:5-13; Luc.7:1-10! Percebam amados, que em momento algum, “Cristo” lhe disse: “Agora largue a farda, deixe de ser soldado e me siga”; não a ele! Entenderam amados!? Ele já era servo, apesar de ser um soldado romano, pois sua essência era boa, por isto mesmo que "DEUS" sonda os corações e o fato de alguém está em uma suposta Igreja, não faz de ninguém servo de "DEUS", mas sim suas atitudes diante de "DEUS" e dos homens, conf. Mat. 7:15-29; Atos 1:24, 15:8; Rom. 8:27....!

Bom, o que ficou conhecido como seu “tratado militar”, como descrito em, “A Arte da Guerra”, é o maior compêndio de estratagemas militares que já se conheceu e mais, suas estratégias até hoje, são usadas até mesmo nos negócios mundo afora! O mais interessante nisto tudo é que ouço pessoas o citando, mas parece-me que não aprenderam nada com ele, se é que o leram mesmo! Façam aí um estudo sobre “prudência” em, “A Arte da Guerra” amados, e vê se aprendem alguma coisa, já que não querem aprender com as "Escrituras Sagradas", direto de "DEUS"...!

Agora vejam!

Lucas 14:28 - "Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se senta primeiro a calcular as despesas, para ver se tem com que a acabar? - 29 Para não acontecer que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a zombar dele, - 30 dizendo: Este homem começou a edificar e não pode acabar. - 31 Ou qual é o rei que, indo entrar em guerra contra outro rei, não se senta primeiro a consultar se com dez mil pode sair ao encontro do que vem contra ele com vinte mil?"

Perceberam amados! Quem é engenheiro, por exemplo, creio que entendem muito bem a respeito de o que Cristo está falando. Amados, lembro-me muito bem, no passado, que em determinada situação, eu prevendo certa crise financeira e ela veio, caso eu não tivesse me precavido, teríamos sérias dificuldade; às vezes amados, só precisamos olhar para nossa vida e colocá-la ao crivo das "Escrituras Sagradas" para percebermos se estamos de acordo com o que "DEUS" quer para nós e podem ter certeza, ele quer que sejamos felizes, saudáveis, mas para isto amados, temos que seguir determinadas regras. Ora, você não coloca e determina regras a seus filhos, então porque cargas d‘águas você mesmo não segue as que têm que seguir; que incoerência é esta!

Percebam amados, nos versos acima, especificamente no 31, que ele fala dos reis em situações de guerras, pois se imprudentes levaria todo seu exército ou parte dele a derrota, se não a morte!

Bom!

Agora as questões a respeito do coronavírus, o COVID-19.

Nos vídeos em questão, cujos link’s estarão logo abaixo, percebam que todos os dois lhes falam de algumas pesquisas realizadas e de alguns alertas a respeito do vírus, umas em 2002 e 2003 e outras em 2007. É bom lembrarmos que infelizmente, por no princípio não terem feitos mais estudos, apenas alertas, mesmo que por especialistas, mas não se deu muita importância ao coronavírus, quando ainda no princípio, o SARS. Por isto o preço que estamos pagando pela negligência... Percebam que ele estava no início de toda sua evolução, lembrem-se, apenas no começo dela; o SARS, do inglês "Severe Acute Respiratory Syndrome" ou, Síndrome respiratória aguda grave...

Percebam ainda, que os papers só foram divulgados no final do ano passado, mas que mesmo antes, as advertências já estavam sendo feitas! Ora, o fato de não existir ainda algum trabalho científico aprovado em relação a algo tão sério; por se tratar de saúde, justamente por isto, deveria sim haver certa precaução e estudos direcionados, que no caso, ocorreu bem tarde...

Para quem não estar familiarizado, os papers e ou pré-print, são uma espécie de prévias do trabalho científico, para garantir os direitos autorais na ciência, e é usado antes da revisão por pares, ou seja, o que chamamos de pareceres cegos, em trabalhos científicos, estes Pareceristas cegos, ou os “peer review” que são especialistas que verificam a revisão por pares, ou revisão paritária, ou ainda, arbitragem (peer review”, “refereeing). Estes especialistas os analisam cientificamente sem saber de quem os mesmos são e aprova ou não, desta forma configura-se, se aprovado, em um artigo acadêmico confiável, muito embora, geralmente alguns carecem de mais estudos, mas não foi este o caso do coronavírus, neste caso foi negligência mesmo... Basta nos lembrar do Dr. Li Wenliang que foi menosprezado e tentaram ridicularizá-lo!

Vejam amados, o quanto o artigo abaixo nos revela o tamanho da gravidade da situação, falando do SARS! Vide referências.

A sua capacidade para humanos, a transmissão, a falta de consciência em controle de infecção hospitalar, e as viagens aéreas internacionais facilitou a rápida disseminação global do agente. Mais de 8.000 pessoas foram afetadas, com um bruto taxa de mortalidade de 10%.”.

CLINICAL MICROBIOLOGY REVIEWS, Oct. 2007, p. 660–694 Vol. 20, No. 4 0893-8512/07/$08.000 doi:10.1128/CMR.00023-07, Pág. 59

Em se tratando de saúde amados, não podemos ser negligentes jamais, não deveriam ter esperado uma pesquisa científica tardia ou que as informações se formassem e chegassem ou até mesmo que os casos se agravassem, como ocorreu, deveriam ter ido até ela, deveriam ter direcionado esforços para no mínimo saber a veracidade das informações. E se considerarmos que ouve um médico que já tinha alertado recentemente é um motivo a mais, além dos que já existiam e que foram negligenciados! Vejam que desde dezembro de 1999 a china alertou a OMS sobre as pneumonias ocorridas em seu país, mas fizeram muito pouco e tarde! E se ainda acima de tudo considerarmos que, em 1999 também alertaram a OMS que poderia haver um novo surto, falta de aviso e exemplo não foi, o que cada vez mais nos mostra, ou seja, configura-se negligencia por parte de alguns e inclusive da própria OMS...!

Percebam ainda, que a china fechou fronteiras, estão usando duas máscaras, dentre outras precauções!

Além de tudo isso, tem o Dr. Li Wenliang, que alertou a todos, portanto, cientificamente falando, existem no mínimo duas grandes listas de estudiosos do assunto que alertaram e mais, desde 2002 já havia vestígios do COVID-19 em ação; lembrem-se, ele só é novo para o resto do mundo, portanto não havia motivos para negligenciar, mas infelizmente encontraram um ou vários...!

Em suma amados, o mundo negligenciou a china e agora estamos pagando caro por isto!

Lembrem-se estes sintomas já se estendem a toda a população!

E mais, a calmaria da china em relação ao vírus, que a Dra. Gabriela Bailas fala no vídeo, assim como no Japão, diz respeito à convivência, tanto dos japoneses, quanto dos chineses em relação às catástrofes, ou seja, elas têm o mesmo motivo e origens. Eles felizmente estão acostumados a lidar com situações desta natureza, sejam literalmente, catástrofes naturais e ou de alguma forma provocada! Eles já estão condicionados as mesmas, para não dizer, não acomodados, mas isto já faz parte de seu dia a dia, como algo natural, por isto mesmo que de alguma forma, como vocês verão, esta epidemia foi banalizada e se tornou em pandemia e assim o vírus propagou-se a ponto de agora, o mundo todo pagar o preço...!

Gabriela Bailas

Doutora em Física de Partículas na área teórica. Concluiu seu PhD na França.

A VERDADE SOBRE O CORONAVÍRUS DA CHINA • Física e Afins

https://www.youtube.com/watch?v=Tm0p3q3eejs

Por: Física e Afins

Canal:

Gabriela Bailas

https://www.youtube.com/channel/UCmiptCNi7GR1P0H6bp9y0lQ

SEJA MEMBRO:

https://www.youtube.com/channel/UCmiptCNi7GR1P0H6bp9y0lQ/join

Redes Sociais:

https://www.instagram.com/bibibailas

Quer me seguir em tempo real?

Instagram: https://www.instagram.com/bibibailas

Twitter: https://www.twitter.com/bibibailas

Facebook: Física e Afins

Escute o podcast PANORAMAS:

Instagram: https://www.instagram.com/pano.cast

Disponível em todas plataformas de streaming:

https://www.sechat.blog

Agora vejam este outro vídeo!

Se preferir, atente apenas para as questões científicas, pois este é o objetivo!

CORONAVÍRUS: O QUE NÃO CONTARAM PARA VOCÊ

https://www.youtube.com/watch?v=7tl9mwMfF3s

Por: Rodrigo Silva Arqueologia

Canal:

Rodrigo Silva Arqueologia

https://www.youtube.com/channel/UCn4M9vLHegNuqM8tnL872cA

Link do artigo completo:

https://cmr.asm.org/content/20/4/660

https://cmr.asm.org/content/cmr/20/4/660.full.pdf

https://www.biorxiv.org/content/10.1101/2020.01.22.914952v2.full.pdf

SARS, A Síndrome Respiratória Aguda grave Coronavírus como um Agente de Emergentes e Reemergentes Infecção - Vicente C. C. Cheng; Susanna K. P. Lau; Patrick C. Y. Woo; Kwok Yung Yuen.

- Vicente C. C. Cheng

Laboratório de Doenças Infecciosas Emergentes, Departamento de Microbiologia, Centro de Investigação de Infecção e Imunologia, Universidade de Hong Kong, Hong Kong Região Administrativa Especial da China.

Tag’s: Acadêmico, PubMed, etc.

- Susanna K. P. Lau

Laboratório de Doenças Infecciosas Emergentes, Departamento de Microbiologia, Centro de Investigação de Infecção e Imunologia, Universidade de Hong Kong, Hong Kong Região Administrativa Especial da China.

Tag’s: Acadêmico, PubMed, etc.

- Patrick C. Y. Woo

Laboratório de Doenças Infecciosas Emergentes, Departamento de Microbiologia, Centro de Investigação de Infecção e Imunologia, Universidade de Hong Kong, Hong Kong Região Administrativa Especial da China.

Tag’s: Acadêmico, PubMed, etc.

- Kwok Yung Yuen

Laboratório de Doenças Infecciosas Emergentes, Departamento de Microbiologia, Centro de Investigação de Infecção e Imunologia, Universidade de Hong Kong, Hong Kong Região Administrativa Especial da China.

Tag’s: Acadêmico, PubMed, etc.

Para correspondência: hkumicro@hkucc.hku.hk

Um abraço amados e fica com “DEUS”!

Referências:

- A descoberta de um novo coronavírus associado ao recente surto de pneumonia em 3 seres humanos e sua potencial origem de morcegos Discovery of a novel coronavirus associated with the recent pneumonia outbreak in 3 humans and its potential bat origin.

https://www.biorxiv.org/content/10.1101/2020.01.22.914952v2.full.pdf

- CLINICAL MICROBIOLOGY REVIEWS, Oct. 2007, p. 660–694 Vol. 20, No. 4 0893-8512/07/$08.000 DOI:10.1128/CMR.00023-07, Copyright © 2007, American Society for Microbiology. All Rights Reserved. Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus as an Agent of Emerging and Reemerging Infection. Vincent C. C. Cheng, Susanna K. P. Lau, Patrick C. Y. Woo, and Kwok Yung Yuen* / State Key Laboratory of Emerging Infectious Diseases, Department of Microbiology, Research Centre of Infection and Immunology, The University of Hong Kong, Hong Kong Special Administrative Region, China.

- Descoberta de um gene pool rico de morcego relacionadas com a SARS coronavírus fornece novos insights sobre a origem da SARS coronavírus Ben Hu ,Lei-Ping Zeng ,Xing-Lou Yang ,Xing-Yi Ge,Wei Zhang,Bei Li,Jia-Zheng Xie,Xu-Rui Shen,Yun-Zhi Zhang,Ning Wang,Dong-Sheng Luo,Xiao-Shuang Zheng,Mei-Niang Wang, [...],Zheng-Li Shi [ ver tudo ]. Publicação: 30 de novembro de 2017, https://doi.org/10.1371/journal.ppat.1006698

https://journals.plos.org/plospathogens/article?id=10.1371/journal.ppat.1006698#sec012

- A origem, transmissão e terapias clínicas sobre a doença coronavírus 2019 (COVID-19) surto - uma atualização sobre o estado

https://mmrjournal.biomedcentral.com/articles/10.1186/s40779-020-00240-0

- As espécies respiratórias agudas coronavírus relacionados com o síndrome graves: classificando-2019 nCoV e nomeando-o SARS-CoV-2

https://www.nature.com/articles/s41564-020-0695-z

https://www.nature.com/articles/s41564-020-0695-z.pdf

- Características, Avaliação e Tratamento Coronavírus (COVID-19). Recursos, Avaliação e Tratamento Coronavirus (COVID-19) - StatPearls - NCBI Bookshelf. Marco Cascella ; Michael Rajnik ; Arturo Cuomo ; Scott C. Dulebohn ; Raffaela Di Napoli

Informação sobre o autor

Última Atualização: 08 de março de 2020 .

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK554776/

- Coronavírus: China abre inquérito após morte de médico que fez alerta Li Wenliang trabalhava no Hospital Central de Wuhan e avisou colegas

https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2020-02/coronavirus-china-abre-inquerito-apos-morte-de-medico-que-fez-alerta#, acessado em: 21.03.2020.

- Como “Mulher Bat” da China caçado vírus da SARS para o novo coronavírus Wuhan baseado em virologista Shi Zhengli identificou dezenas de mortal SARS-like vírus em cavernas de morcegos, e ela adverte existem mais lá fora

https://www.scientificamerican.com/article/how-chinas-bat-woman-hunted-down-viruses-from-sars-to-the-new-coronavirus1/

- Investigação molecular e sorológico de 2019-nCoV pacientes infectados: implicação de várias rotas derramamento

https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/22221751.2020.1729071

- Morte de médico chinês que alertou sobre coronavírus é confirmada por hospital Diretor da OMS lamentou a morte do oftalmologista. "Precisamos celebrar o trabalho que ele fez", disse o diretor executivo Mike Ryan.

Por G1, 06/02/2020 12h42 Atualizado há um mês

https://g1.globo.com/cienciaesaude/noticia/2020/02/06/morre-medico-chines-que-tentou-alertar-colegas-sobre-surto-de-coronavirus.ghtml, acessado em: 21.03.2020.

  • Sobre o autor"A Arte do Conhecimento, se dar, pela Arte do Saber Ouvir e do Querer Aprender!"
  • Publicações48
  • Seguidores2465
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações401
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/coronavirus-covid-19-entre-o-mito-a-realidade-e-a-ciencia/823510400

Informações relacionadas

Contrarrazões - TJSP - Ação Direito de Imagem - Procedimento Comum Cível - de Casa de Cura e Expansão da Consiciência Universal - Fraternidade do Coração contra Google Brasil Internet

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Deve ter-lhe dado um trabalhão danado, esse texto, meu estimado "irmão" de fé, mas valeu a pena, porque é profundo e esclarecedor. Também sou um cristão, mas vejo a humanidade de um modo geral, meio que descrente das coisas de Deus. Assim como a gripe espanhola, essa é mais uma que a humanidade está enfrentando. Foi deveras muita estranha a morte do médico chines, dando margens a especulações diversas, principalmente porque aquele Pais é comunista e excessivamente fechado, não se podendo confiar 100% no que eles informam para o restante do mundo. Felizmente, estamos num Pais democrático e com um Presidente responsável e compromissado com a nossa população e, por esse motivo todos nós temos o dever de colaborar com as recomendações, caso contrário será mais difícil a situação geral. Onde resido e região (Jundiai,sp), há casos confirmados, mas não chega a ser muitos casos dessa maldita doença. continuar lendo

Verdade amado!
Ten. Perciliano.
Que a paz do senhor e sua soberana proteção esteja conosco nos protegendo de todos os males...

Por isto mesmo amado, que em meu ver a OMS deveria ter investigado nos primeiros surtos, desde 2002, tendo em vista alguns aspectos, como por exemplo; além e apesar, é claro, do aspecto que o a amado colocou muito bem, o regime chinês:

- As condições humanas e de higiene, (não é de hoje que os mesmos são negligentes, esta feira em questão, por exemplo, é tradicionalíssima);

- 2002, 2003 e depois 2007, já com mais estudos a respeito dos constantes problemas respiratórios, pneumonias, etc., pois o ainda, SARS, assim como o COVID-19, ataca e fragiliza os pulmões;

- A própria desinformação ou ainda as informação imprecisas.

Veja, no link logo abaixo, que um acordo já tinha sido assinado, por exemplo, em 2011, sobre a influenza, portanto, bastava investigar mais e expandir a investigação a outros países, tendo em vista que, apesar de terem origens e alguns aspectos diferentes, mas as duas, (influenzas e COVID-19) são vírus e, portanto, digamos que tenham o mesmo "Modus operandi" em outro aspectos...

OMS fecha acordo sobre pandemias de gripe tipo influenza
BR, 19 abril 2011
Notícias
https://news.un.org/pt/audio/2011/04/1002161

Perceba que; não sei se por o mesmo ter sido um dos mais atingidos, pois se não me falha a memória a Itália teve mais mortes que eles lá, só sei que, depois eles deram sim um exemplo de combate de certa forma eficiente... A ponto de ter aval e apoio neste sentido da OMS, com elogios e tudo o mais...!

Xi Jinping vai a Wuhan pela primeira vez, após interdição da cidade
Visita mostra que esforços para controlar Covid-19 estão funcionando
https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2020-03/xi-jinping-vai-wuhan-pela-primeira-vez-apos-interdicao-da-cidade

Wuhan, onde surgiu o novo coronavírus, é exemplo de ‘esperança’, diz OMS
Com quase 50.000 enfermos até 29 de fevereiro, a cidade chinesa não reportou nenhum novo caso de contaminação local pela primeira vez na quinta-feira 19
Por Da Redação - Atualizado em 20 mar 2020, 18h03 - Publicado em 20 mar 2020, 17h42
https://veja.abril.com.br/mundo/wuhan-onde-surgiuonovo-coronaviruseexemplo-de-esperanca-diz-oms/

Coronavírus: Ameaça de pandemia é real, diz OMS
"Seria a 1ª pandemia da história que poderia ser controlada. O ponto principal é: não estamos à mercê deste vírus", disse o diretor-geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus.
Por Lara Pinheiro, G1
09/03/2020 13h19 Atualizado há uma semana
https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/03/09/coronavirus-ameaca-de-pandemiaereal-diz-oms.ghtml

Pois é, amado!
E mais, se não me falha a memória, de acordo com alguns cientistas, ela poderá abrir caminho para outras, pois ela fragiliza em muito o se humano, apesar de não espalhar-se rapidamente, “Graças a DEUS”, imagine se ela se espalhasse como a gripe!

Um abraço amado,
fica com ”DEUS” e
obrigado pelo comentário

Rogério Silva continuar lendo